Carta ao Bruno pelo Tempo: Duna
Você adorou esse livro.
Foi o livro que você considera ter sido aquele que te tirou de quase uma década sem ler. E é verdade.
A trama de Duna é inquietante, com todas as tramas e disputas de poder de um Império Galático baseado totalmente em um única recurso, as especiarias. E todas as consequências ao redor de sua produção, seus impactos, seus usos e tudo o mais. Fascinante.
Também é fascinante como o autor esconde as reais intenções entre os personagens, mas os revela através dos pensamentos no texto. O uso dos pensamentos é mesmo fascinante e coloca uma outra camada maravilhosa e bem mais complexa à dinâmica entre todos.
Que é basicamente a descrição do que há de melhor no livro: a ideia da 'finta dentro de finta'. Todos os personagens estão tramando e a maneira com que isso é exposto e desenvolvido é maravilhoso.
A descrição do mundo é riquíssima e quase ficamos com sede lendo o livro.
O primeiro livro tem um desfecho épico e muito impressionante.
O segundo livro seguem os acontecimentos depois do primeiro e vai fazer com que a gente compreenda melhor a profundidade das viagens lisérgicas e temporais do uso viciado na especiaria por Paul. É muito interessante. Um livro mais curto, mas muito viajado e solto. Naquela ideia de finta sobre finta, o final do segundo livro é brilhante.
E quando vamos para o terceiro livro, somos apresentados aos filhos de Paul (Os Herdeiros de Duna), a lenta perdição de Alia, expondo outro dos possíveis problemas do uso desenfreado das especiariais, bem como a evolução sociológica e até ecológica que as melhorias em Duna tem produzido no planeta e na sua população. E se esse livro tem uma jornada menos lisérgica do que o anterior, seu final é completamente fantástico e improvável. Causando até certa estranheza com o destino final de Leto, quando ele alcança o seu Caminho Dourado. Quase chega a ser outro gênero e é provocante tentar consolidar a ficção científica e a fantasia de quem Leto se torna.
Em poucas palavras. É bom demais. Gostamos muito.
Ainda vamos atacar os demais livros, mas por enquanto é só.