Eu que sou leigo, entendo pouco dos paranauês, de certa forma acho que a Educação é o tema mais importante se se pretende construir um futuro bacana. Ainda mais porquê é um daqueles, cujos resultados não têm como vir de forma imediata, mas é sempre a longo prazo. Mas a educação constrói um país e resolve tantos problemas que temos.
Aqui li o que diz cada programa de governo dos presidenciáveis pra ver qual que eu acho legal, qual que não tá nem aí e tal. Me ajudem aí!
A ordem que segue é a mesma que consta no site do TSE.
Aécio - link aqui
Apresentação super bem organizada, gosto de que tudo seja ordenado e ponto a ponto. Eu gosto do esquema de diretrizes. É reto no ponto (embora eu acabe achando que sempre falta se alongar mais sobre tudo). Enfim.
Incentivos, ampliação, melhorar, aumentar salários, apoios. Muitas coisas genéricas desse tipo (que é bom ter). O que chamou atenção:
- Eliminar ensino noturno pra alunos com menos de 16 anos
- Escola integral
- WIFI pra criançada
- Erradicação do analfabetismo
- Escola Jovem (muito legal!)
- Implantação da Escola Jovem, com modelos mais leves, flexíveis e diversificados de percursos escolares no ensino médio, permitindo aos estudantes, preservada a necessidade de continuar avançando em linguagem e raciocínio matemático, escolher as áreas em que vão se aprofundar - áreas mais técnicas e científicas ou ciências sociais e humanidades, ou ainda o aprendizado prático para as profissões em parceria com o setor produtivo. Inovação curricular com acesso à rede WIFI e banda larga em todas as escolas; plataformas digitais com conteúdo disponíveis; monitoria e tutoria para ajudar os jovens a se orientarem e escolherem caminhos educacionais e/ou profissionais a seguir.
- 10% do PIB pra educação, mas 7% até 2019 (ué?)
- Educação é mencionada 46 vezes no plano.
Dilma - link aqui
Programa super mal organizado, as propostas misturadas com realizações e números do governo que passou. Eu nem sei se consegui pegar todas as propostas, ou se realmente não os há.
Por outro lado não dá pra negar que tem muita coisa de educação que foi implementado no governo do PT (segundo dizem), como o PROUNI, PRONATEC e as Cotas, mas fora isso, mirando pra frente e o ensino fundamental (que é fundamental!) não parece ter muita coisa. O que chamou a atenção:
- Reduzir de 6 pra 4 anos a obrigatoriedade do ensino (ou seja, tem que começar mais cedo)
- Escola integral (20% da rede pública até 2016, só ela passou uma estimativa, me parece pouco, mas é alguma)
- 75% de Royalties do petróleo do pré-pós-sal e 50% do excendente do óleo no pré-sal (só ela menciona isso, parece bom)
- Pronatec-2 focando no mercado de trabalho (bacana)
- Educação é mencionada 26 vezes no programa
E só. O site disponibiliza o mesmo plano de governo. O.o
Eduardo Jorge - link aqui
Apresentação em texto corrida, de forma vaga.
Educação e saúde tudo junto. O tema é mencionado aqui e acolá. Esse é o único parágrafo sobre educação:
- Deve, ao lado dos conteúdos tradicionais, dar mais destaque para formação de valores, inclusive o valor do trabalho, da solidariedade, do respeito, à diversidade, a observação da natureza e música.
Mas pescando o tema, dá pra tirar algumas coisas curiosas:
- Ensino infantil e fundamental seriam geridos municipalmente (cidades) e ensino médio e superior geridos pelo estado (faz parte do seu plano de descentralização; não sei dizer se isso é bom, mas é definitivamente diferente)
- Ensino fundamental incluindo formação de valores (valores de quem? esquisito)
Everaldo - link aqui
O PDF do filho da mãe não permite nem a função de Ctrl+F pra achar os paranauês. Francamente, pastor.
Muito insipiente e pouco criativo, parece que é feito apenas para constar. Chamou a atenção:
- PROUNI pro ensino técnico, médio e fundamental
- Descentralização da educação em prol do incentivo privado (? privatizar a educação? fiquei confuso)
- 18% do orçamento federal pra educação (fico confuso se é a mesma coisa do PIB, penso que não seja, e aí fico confuso qual que é maior)
- Facilidade pra abrir escolas (reduzir critérios?)
- Escola integral
- Ênfase em português e matemática (?)
Enigmático o que ele quer dizer com essa ênfase, mas achei curioso.
Levy - link aqui
Me recuso. O programa enviado ao TSE é uma série de fotografias tirados do seu programa de governo de 2010. Quatro anos depois, somos um país de certa forma diferente (pra não dizer muito). Então nem vem. Pff.
Zé Maria - link aqui
Texto corrido e preguiçoso.
Erm. Cagando pra educação.
- 10% do PIB
- Educação é mencionada 5 vezes no programa
Só.
Eymael - link aqui
Mais do mesmo de todos, ensino integral, ampliações e muito generalismo. Chamou atenção:
- Vai reintroduzir Educação Moral e Cívica (=D)
- Escola integral
- Informatização e WIFI pra galera
- Municipalização do ensino fundamental (cidade cuida, bro)
- Educação é mencionada 8 vezes no programa
Luciana - link aqui
É basicamente um texto corrido e irascível sobre como o governo atual trabalha mal (e trabalha mesmo). Proposta que é bom. Niente.
Não há nada específico pra educação além de aumentar o investimento, melhorar, resgatar. Tem algumas coisas curiosas, no entanto.
- Segue esse parágrafo confuso: "(...) nosso programa parte da definição de que os recursos hoje destinados ao pagamento da dívida para as cinco mil famílias mais ricas serão destinados aos investimentos públicos, à saúde, educação, transporte e demais gastos sociais." Pág4, Parágrafo 2. O que isso quer dizer, que os cinco mil mais ricos do país vão pagar a dívida ou financiar... tô confuso.
- Educação é mencionada 10 vezes no texto.
Marina - link aqui
O velho texto corrido e chato. Apresentação vaga, mas tem coisa ali.
Muito articular, redirecionar, capacitar e demais verbos, aumentar salários de professor - nada se fala sobre excluir ou retirar uma prática atual (cotas mantidas), o básico está lá e repete-se o discurso dos demais. O que chamou a atenção:
- Erradicar analfabetismo (vago, mas importante)
- Escola integral
- Educação ambiental (óbvio que teria, mas acho interessante; não sou contra)
- Novas metodologias levando em conta as diferenças dos alunos (muito vago, mas muito importante também, pena que não se alongue)
- Economia criativa (falava-se tão mais em 2010, agora pouco se fala)
- 10% do PIB
- Educação é mencionada 51 vezes no plano
Mauro Iasi - link aqui
Texto corrido. Dai-me paciência, pai. É um trabalho de um jovem comunista, parece. So old.
- Educação não é mercadoria
- Desmercantilizar a Educação
- Educação pública, gratuita em todos os níveis
- Educação é mencionada 10 vezes
Desculpa comunismo, não vai rolar. Eu não sei se entendo esses paranauês, mas não é uma possibilidade viável fazer o que pensam.
Rui Costa - link aqui
Terrível de ler, colocaram em duas colunas como se fosse um jornaleco. Eu hein. Texto corrido novamente.
- Estatização das escolas privadas
- Sistema único e estatal das escolas controlados por trabalhadores (what?)
- Não quer escola integral de jeito nenhum
- Fim da aprovação automática
- "Um professor vale mais que um Neymar" (juro que tem isso no plano)
- Educação mencionada 8 vezes
Enfim, pura loucura. Acho que sou contra estatizar escolas privadas, algumas acabam fazendo excelentes exercícios de metodologia justamente por conta dessa liberdade, e acho que é legal incorporar no programa do governo. O cara falou de Neymar, perdeu. Todo mundo sabe que o Neymar só finge, ué.
Eaí?
Particularmente eu gosto por onde vai Marina e Aécio (principalmente em novas metodologias, e aqui o Aécio vai um pouco mais fundo com o tal do Escola Jovem que parece bacana e mais robusto que o flerte vago da Marina com novas metodologias; Aécio já veio com um projeto).
Até porque é justamente por aí que eu gostaria que houvesse uma revolução em educação, é tão atrasado a metodologia de ensino que eu tinha na minha época, fico imaginando hoje com esses petizes no Secret no meio da aula. Tem que ver isso aí.
Já eliminei Levy, Zé Maria e Luciana pelo descaso com a educação e o Eymael que quer colocar Moral e Cívica pras crianças. Não consigo imaginar o quanto a descentralização seria bom/ruim pra educação (certamente favorece um adequamento às regiões, mas penso se isso não acabará criando diferenças muito grandes no preparo desses alunos também; acho esquisito, mas me falta conhecimento).
Os 'gigantes' Aécio, Dilma e Marina parecem ter um programa consistente, robusto e preparado - não consigo ver nada essencialmente terrível em nenhum deles.
Bom, tô tentando. Não me definiu cacete nenhum isso, de todos, de novo, eu gostei por onde vai Marina e Aécio (francamente, não esperava nada gostar do paranauê dele, hehe) com as metodologias novas - vamo ver nos outros pontos como vai ficar isso.
Assinado, Eleitor Bruno Indeciso Portella
Arre.